Quem Somos


A JL Rodrigues, Carlos Átila & Consultores Associados nasceu da união de profissionais com relevante experiência no âmbito do Sistema Financeiro Nacional e do Mercado de Capitais, bem como no relacionamento técnico com os órgãos reguladores.

Há mais de vinte anos no mercado, a Empresa é uma consultoria especializada no atendimento a empresas e instituições financeiras brasileiras e estrangeiras que atuam ou pretendam atuar no ambiente que envolve o Sistema Financeiro Nacional e o Mercado de Capitais ou, em atividades relacionadas, a exemplo dos arranjos e instituições de pagamentos, Fintechs de crédito, consórcios e, em outros modelos de negócios ligados ao Sistema de Pagamentos Brasileiro, tais como as Infraestruturas de Mercado.

A Empresa reúne relevante histórico de clientes e, para cada caso apresentado, promove uma abordagem técnica necessária para a viabilidade de cada projeto levado à avaliação pelo Banco Central do Brasil - Bacen, Comissão de Valores Mobiliários – CVM, Superintendência de Seguros Privados - SUSEP e outros reguladores, com base na correta aderência à legislação e às normas.

Seu principal foco é a representação de clientes perante os órgãos reguladores pertinentes, a fim de adotar soluções eficazes no âmbito administrativo, institucional, regulamentar e contábil, que preservem seus legítimos interesses econômicos, financeiros e comerciais.


Seu principal foco é a representação de clientes perante os órgãos reguladores pertinentes, a fim de adotar soluções eficazes no âmbito administrativo, institucional, regulamentar e contábil, que preservem seus legítimos interesses econômicos, financeiros e comerciais.

Nossos Sócios

José Luiz Rodrigues

Sócio titular
joseluiz@jlrodrigues.com.br


Formado em Ciências Contábeis, iniciou sua carreira em 1970 no BCN S/A (Banco de Crédito Nacional). No período em que esteve na Instituição, ocupou os cargos de contador, chefe de departamento, chefe de divisão, representante geral e chegou a diretor executivo, cargo estatutário que ocupou por dez anos, até o momento de sua saída, quando optou por fundar a Consultoria.

Ocupou diversas outras funções como: assessor do representante da FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos no Conselho Monetário Nacional – CMN; Conselheiro no Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional – CRSFN; presidente da Associação dos Bancos no Distrito Federal – ASSBAN, por três mandatos consecutivos; membro do Conselho de Administração do BRB – Banco de Brasília; membro dos Conselhos de Administração das TELECOMS; membro do Comitê Consultivo de Regulação da CETIP e membro do Conselho Consultivo da ABFintechs – Associação Brasileira de Fintechs, cargo que ocupa até a presente data.

Isabel Bernardo Borges

Sócia
isabel@jlrodrigues.com.br


Formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, iniciou a carreira no BCN – Banco de Crédito Nacional, onde ocupou cargo de assessoria na Diretoria de Relações Institucionais por treze anos.

Cofundadora da JL Rodrigues, é especializada em relacionamento com o Governo, com habilidade no planejamento e desenvolvimento de estratégias e planos de comunicação; desenvolvimento de pesquisas; produção e revisão de conteúdo; e organização de eventos. Coordena os trabalhos de acompanhamento de projetos no âmbito do Legislativo realizados pela Consultoria.

Ricardo de Souza e Silva

Sócio
ricardo@jlrodrigues.com.br


Cofundador da JL Rodrigues, é formado em Direito, com especialização em Regulação Bancária e Direito Econômico e das Empresas pela FGV, iniciou sua carreira do BCN – Banco de Crédito Nacional.

Foi Diretor Jurídico Setorial na Associação dos Bancos no Distrito Federal – ASSBAN e Assessor Jurídico do Conselheiro Representante da Federação Brasileira dos Bancos -FEBRABAN no âmbito do Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional – CRSFN.

Daniel Liberati

Sócio
daniel@jlrodrigues.com.br


Contador e Advogado, com especialização em Controladoria (MBA Controller pela FEA-USP).

Experiência de mais de 37 anos nas áreas contábil e fiscal de instituições financeiras, angariando profundo conhecimento das regras contábeis, sobretudo as emanadas do BACEN (COSIF).

Gerente de Regulação Contábil nos Bancos BCN S/A (1993 a 2004) e Bradesco (2004 a 2013), responsável pela definição das regras contábeis aplicáveis às operações.

Diretor Setorial da Comissão Contábil e Fiscal da Febraban – período de 2009 a 2013, com participação ativa em entidades de classe (Abrasca, Anbima, CPC, etc.).

Atuação em diversos Projetos, destacando-se:

  • Análise de diagnóstico entre GAAPS contábeis (IFRS/USGAAP para BRGAAP);
  • Implantação das demonstrações contábeis em IFRS;
  • Elaboração e divulgação das demonstrações contábeis em BRGAAP;
  • Definição de práticas contábeis;
  • Interpretação dos normativos emitidos pelos reguladores (BACEN, CVM), e avaliação dos impactos contábeis, fiscais e regulatórios.

Marcus Vinicius Pereira

Sócio
marcus@jlrodrigues.com.br


Graduado em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), possui mais de 25 anos de experiências no mercado financeiro, atuando na área comercial do BicBanco (atualmente CCB Brasil). Trabalhou 9 anos como auditor contábil na KPMG Auditores Independentes.

Gerente de Accounting Police do Banco Bradesco, implementando as Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS), atuando ainda como representante do Banco em entidades de classe (FEBRABAN, ABASCA, ACREFI, ABEL e CPC).

FAQ

1A JL Rodrigues é um escritório de advocacia?
Não. A JL Rodrigues é uma sociedade multiprofissional composta por administradores, advogados, contadores, economistas e jornalistas, todos especializados em regulação do Sistema Financeiro Nacional e do Mercado de Capitais e em Relações Institucionais, com amplo conhecimento dos serviços e produtos bancários e investimentos e de instituições e arranjos de pagamentos. Ela está preparada para participar do projeto de seus clientes desde a decisão de investimento e do tipo de instituição mais adequada aos negócios existentes ou pretendidos, até a efetiva autorização para funcionamento e instalação;
2Qual a especialidade da JL Rodrigues?
A JL Rodrigues é uma empresa especializada em regulação, autorregulação, supervisão, organização e acesso ao Sistema Financeiro Nacional e ao Mercado de Capitais, incluindo as infraestruturas de mercado, principalmente as envolvidas em registro e depósito de ativos e passivos financeiros e integrações com o Sistema Brasileiro de Pagamentos;
3A JL Rodrigues faz auditorias?
Não, a Consultoria não faz qualquer tipo de auditoria; indica parceiros especializados na execução desse serviço, acompanha e emite opinião sobre questões contábeis, se for o caso;
4A JL Rodrigues faz due diligences?
Não, a consultoria não faz due diligences; indica parceiros especializados na execução desse serviço, acompanha e emite opinião sobre questões técnicas, se for o caso;
5A JL Rodrigues faz planos de negócio (business plans)?
A Consultoria orienta e acompanha o preparo dos planos de negócios exigidos pelos reguladores como parte da documentação necessária para os pleitos que envolvem constituição, autorização para funcionamento, alterações de controle e reorganizações societárias de instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil, e trabalha em parceria com empresa especializada no preparo desses planos de negócios;
6Como é o trabalho da JL Rodrigues no âmbito do Congresso Nacional?
A Consultoria trabalha com o monitoramento de matérias legislativas em tramitação no Congresso Nacional, informa o cliente acerca dos fatos, ocorrências e andamentos dos projetos e orienta os mesmos quanto à abordagem técnica mais adequada, seja para apresentação de emendas, reuniões com representantes do setor ao qual o cliente pertence (entidades de classe), reuniões com órgãos reguladores aos quais os projetos estejam vinculados, a fim de opinar sobre o assunto que está sendo deliberado, alertar acerca de imperfeições jurídicas que possam trazer prejuízo ao setor da economia ao qual o cliente pertence;
7O que são Relações Institucionais?

O relacionamento entre empresas e o Governo, no âmbito dos poderes Executivo, Legislativo, Ministério Público e órgãos de defesa do consumidor, órgãos reguladores, entidades de classe e sociedade, a fim de incluir essas empresas e seus dirigentes no ambiente político e social, através do diálogo entre os interlocutores.

Especialmente nos Mercados Financeiro e de Capitais, onde as evoluções tecnológicas, dos modelos operacionais e de negócios acontecem de forma tão dinâmica, manter a comunicação com os reguladores é de vital importância para o desenvolvimento e a manutenção de um ambiente seguro e regulado;

8Como a JL Rodrigues vem acompanhando a evolução e a regulamentação das fintechs de crédito?
A JL Rodrigues tem apoiado o crescimento desse mercado e entende que a regulamentação proposta pelo Banco Central do Brasil trouxe a segurança jurídica necessária ao segmento, possibilitando a elevação da concorrência entre as instituições financeiras - e com isso, a redução das taxas de juros cobradas nas operações de empréstimos - e ampliou as oportunidades de acesso dos agentes econômicos ao mercado de crédito e, principalmente, ampliou e melhorou o acesso do consumidor final ao crédito e a serviços financeiros. O sócio titular da Empresa é membro do Conselho da ABFintechs – Associação Brasileira de Fintechs, o que faz com que a Consultoria esteja inserida nesse ecossistema de forma ativa. Nosso entendimento é de que há muito espaço para novos produtos, novos modelos operacionais, mas entende que tudo isto deve ser tratado em um ambiente regulado;
9Como a JL Rodrigues pode contribuir com o Compliance das instituições contratantes?
A JL Rodrigues pode atuar na aplicação de melhores práticas contábeis, no aprimoramento dos controles internos e serviços, observando as regras emanadas pelo Banco Central (COSIF), e na interpretação dos normativos emitidos pelos reguladores a fim de minimizar impactos regulatórios, contábeis, fiscais e de riscos operacionais;
10A JL contribui para o desenvolvimento dos negócios de seus clientes?
Sim, a JL atua ativamente no aprimoramento e desenvolvimento de produtos e serviços, com base na correta aderência à legislação e às normas, ou propondo ajustes regulatórios que viabilizem novos produtos e serviços, ampliando e rentabilizando os negócios de seus clientes;
11A JL Rodrigues trabalha com outras empresas associadas?
Sim, a Consultoria tem parcerias com grandes nomes do mercado, vindos tanto do mercado financeiro quanto do serviço público, a exemplo da Infra Soluções, cujos executivos são profissionais dos segmentos de Bolsa e Balcão Organizado e Registro, e a Comportamental Consultoria, cujo sócio titular é o Sérgio Odilon dos Anjos, ex-chefe do Departamento de Regulação do Banco Central do Brasil;
12A JL Rodrigues atua em M&A?
Sim, a JL Rodrigues trabalha na prospecção de investidores interessados na aquisição de instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central e na prospecção de instituições financeiras interessadas na venda de parte ou totalidade de ações ou quotas representativas de seu capital social; trabalha também nos processos de autorização dessas fusões ou aquisições no âmbito dos órgãos reguladores.